14/11/14

A Luz Ideal



Ha ja algum que tinha ouvido falar da Luz Ideal. Penso que a primeira vez que soube da existencia do café foi pela Time Out e fiquei muito curiosa por ser um sitio novo em S. Domingos de Benfica,  apesar de ser um bocadinho afastado so sitio onde vivo. Fui espreitar o site deles e vi que tinha fotografias muito bonitas, bolos com ar apetitoso e ideias giras, como as do cesto de piquenique. O tempo foi passando, mas como o tempo é pouco para tudo o que gostava de fazer e como também nao passo por ali a nao ser por alguma coisa especifca que tenha que fazer acabei por ir adiando a visita. Até hoje. Levantei-me cedo por compromissos e, despachando-me relativamente cedo, fui até la.

A Luz Ideal é certamente o café mais bonito de S. Domingos de Benfica. Hoje nao havia a luz que ilumina o mosaico hidraulico e o poe a brilhar, mas havia uma luz de Outono que entrava pelos vidros grandes atravessando as folhas das arvores. Fui timida e nao pedi para tirar fotografias, também por haver outras pessoas, mas é uma desculpa para la voltar. A Luz Ideal abriu ha cerca de 5 meses e fica numa esquina da Estrada da Luz. Tem uma decoraçao bonita, com cores serenas. As cadeiras e as mesas combinam com as cores do mosaico do chao. Em cima das mesas ha pequenos potes de vidro com raminhos la dentro. Pedi uma italiana e tive dificuldade em decidir-me pelos bolos e salgados que brilhavam por detras do prato transparente. Escolhi uma pequena tarte de maça e sentei-me a apreciar, enquanto esperava. Pouco depois, chegava à minha mesa um café curto com uma bolacha pequenina em forma de coraçao. A tarte de maça veio logo a seguir, acompanhada de uma colher de crème fraiche. Quando levei o primeiro pedaço à boca, quase que senti as pupilas dilatarem, de tao deliciosa que era. Saboreei tudo isto, com o palato e com os olhos enquanto passava a vista pela lista que propoe coisas que nao se encontram forçosamente nas pastelarias mais "classicas" e os preços sao verdadeiramente acessiveis. 

Faltam tantos cafés assim nos bairros de Lisboa mais afastados dos grandes pontos de movimento. Por isso, tiro o chapéu a quem tem a coragem de se lançar em projectos como este. Um café moderno num lugar antigo, que teve cuidado de conservar alguns pormenores. 

Visita obrigatoria! E aos sabados ha grandes pequenos almoços. Sabado é ja amanha! 

Sem comentários: